Fonte/Pop
Ben Affleck, diante de sua equipe, agradece o Oscar |
A noite foi consideravelmente ágil, com a trilha de "Tubarão" tocando
sempre que algum premiado ameaçava se alongar demais em seus
agradecimentos. Mesmo assim, houve uma inexplicável perda de tempo com
uma homenagem a musicais recentes, como "Chicago" e "Dreamgirls". Nenhum
dos dois tendo uma grande contribuição histórica.
O mais importante da noite, porém, foi a apresentação de Seth
McFarlane. Pode não ter sido tão engraçado quanto Ricky Gervais nos
últimos Globos de Ouro, nem, talvez, tão engraçado quanto McFarlane
poderia ser. Mas foi, sem dúvidas, mais cômico do que a maioria das
últimas cerimônias.
Confira a lista completa dos vencedores ao Oscar:
Melhor filme
"Argo"
Linda premiação para "Argo". É um grande filme e é merecidíssimo. A injustiça talvez seja com "Django Livre".
Melhor diretor
Ang Lee - "As Aventuras de Pi"
Merecido. Assim como seria com "Indomável Sonhadora" ou "Amor". Mas merecido mesmo assim.
Ang Lee e seu segundo prêmio; em 2005, ganhou por "Brokeback Mountain"
Melhor ator
Daniel Day-Lewis - "Lincoln"
Não havia grandes dúvidas aqui. Joaquim Phoenix é mais impressionante em "O Mestre", mas "Lincoln" não fica atravessado na sua garganta durante meses.
Melhor atriz
Jennifer Lawrence - "O Lado Bom da Vida"
Injusto com o duro trabalho de Emmanuelle Riva em "Amor". Jennifer ganhou mais por "Inverno da Alma", pelo qual foi indicada pela primeira vez, do que por "O Lado Bom da Vida".
Melhor ator coadjuvante
Christoph Waltz - "Django Livre"
Merecidíssimo o prêmio, meio que corrigindo parte das injustiças em relação ao filme. Waltz é um monstro. Os outros, todos, estão muito bem. Mas Waltz trabalha em cima de diálogos difíceis com leveza e entregando um grande personagem, que já entrou para a história do cinema.
Melhor atriz coadjuvante
Anne Hathaway - "Os Miseráveis"
Não havia muitas dúvidas nessa. Qualquer um que viu o solo de "I Dreamed a Dream" concorda.
Daniel Day-Lewis e seu terceiro Oscar em cinco indicações
Melhor roteiro original
Quentin Tarantino - "Django Livre"
É o mínimo. "Django Livre" é um dos grandes filmes da temporada e não ter sido nem mesmo indicado como diretor é bizarro.
Melhor roteiro adaptado
Chris Terrio - "Argo"
É um grande roteiro tirado de uma reportagem. O andamento, diálogos e cenas são brilhantes. Mais do que merecido.
Melhor longa animado
"Valente"
Em parte é uma surpresa, considerando a qualidade dos outros candidatos, como "ParaNorman" e "Frankenweenie". Mas é merecido pelo roteiro brilhante e pelas belas imagens.
Melhor filme em lingua estrangeira
"Amor" (Áustria)
É um grande filme e o simples fato de estar indicado à Melhor Filme já indica que, para fins de coerência, leva nessa categoria.
Melhor canção original
Adele Adkins e Paul Epworth (letra e música) - "Skyfall" de "007 - Operação Skyfall"
Nenhuma surpresa. A música não apenas é ótima, como é uma das melhores desde "Live And Let Die", do Paul MacCartney.
Jennifer Lawrence, prêmio com apenas 22 anos de idade
Melhor direção de arte
Rick Carter e Jim Erickson - "Lincoln"
É um belo trabalho. Mas nada muito incrível. Talvez seja o mais próximo de um prêmio injusto na noite.
Melhor fotografia
Claudio Miranda - "As Aventuras de Pi"
Esse é um dos poucos filmes que a gente perde algo se não vemos no cinema. Muito disso é por conta da fotografia, mesmo sendo construída com computação gráfica. Merecido.
Melhores efeitos visuais
Bill Westenhofer, Guillaume Rocheron, Erik-Jan De Boer e Donald R. Elliott - "As Aventuras de Pi"
O tigre, Richard Parker, é todo em CGI. Ponto.
Melhor figurino
Jacqueline Durran - "Anna Karenina"
Pareceu justo. Mas aparentemente, qualquer um que vencesse seria justo.
Melhor montagem
William Goldenberg - "Argo"
Justíssimo prêmio. A edição é simplesmente genial.
Melhor maquiagem
Lisa Westcott e Julie Dartnell - "Os Miseráveis"
É uma maquiagem bem feita, mas não parece tão mais impressionante do que a dos outros filmes. Talvez tenha vencido justamente por isso.
Melhor documentário
"Searching for Sugar Man"
Melhor documentário em curta-metragem
"Inocente"
Melhor curta-metragem
"Curfew"
Como esses filmes, das três categorias acima, não chegaram ao Brasil, é bem difícil dizer se foi ou não justo.
Melhor animação em curta-metragem
"Paperman"
Um prêmio esperado, considerando que é a Disney que está por trás. Justo, porém, considerando a beleza e leveza da obra.
Melhor trilha sonora
Mychael Danna - "As Aventuras de Pi"
É a única trilha que foge do clichê das orquestras. A cor da música indiana deve ter pesado.
Melhor edição de som
Per Hallberg e Karen Baker Landers - "007 - Operação Skyfall"
Paul N.J. Ottosson - "A Hora Mais Escura"
Um empate. Coisa rara de acontecer. Mas ambos têm grandes trabalhos sonoros.
Melhor mixagem de som
Andy Nelson, Mark Paterson e Simon Hayes - "Os Miseráveis"
Previsível, considerando que é um musical cujas vozes foram captadas ao vivo. Não foram regravadas em estúdio. Isso representa um grande desafio de mixagem.
Este post teve como fonte: www.pop.com.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário
LEIA ANTES DE FAZER SEU COMENTÁRIO
-Os comentários do Blog são moderados.
-Só publique comentários relacionados ao conteúdo do artigo.
-comentários anônimos não serão publicados.
-Não coloque links de artigos de seu Blog nos comentários, para isso utilize o campo url.
-Os comentários não refletem a opinião do administrador do Blog.
COMENTE A SUA OPINIÃO É IMPORTANTE PARA NÓS.